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Especificações de torque dos parafusos da cabeça

70K views 27 replies 9 participants last post by  alpinegreenneon  
#1 ·
Alguém sabe a sequência de torque e as especificações dos parafusos da cabeça para um Dart GT 2.4 de 2013?
 
#3 ·
Alguém sabe a sequência de torque e as especificações dos parafusos da cabeça para um Dart GT 2.4 de 2013?
Eu o enviaria para a DART BÍBLIA, mas, infelizmente, ela não tem as respostas que você procura...
 
#4 ·
Coloque dois pontos de vedante do motor Mopar® RTV ou equivalente (1) do tamanho de uma ervilha no bloco do cilindro, conforme mostrado.
Posicione a nova junta da cabeça do cilindro no bloco do motor com o número da peça voltado para cima. Certifique-se de que a junta está assentada sobre os pinos de localização no bloco.


Encaminhe o chicote elétrico do sensor de detonação entre o tubo de transferência do líquido de arrefecimento e o bloco do motor. Insira o retentor do chicote no suporte.


Posicione a cabeça do cilindro no bloco do motor.

NOTA: Certifique-se de que a almofada de espuma não está fora da posição. Inspecione o posicionamento da almofada por baixo para garantir que nenhuma parte da almofada esteja entre a cabeça do cilindro e a superfície do bloco do motor.

Os dois parafusos dianteiros da cabeça do cilindro não possuem arruelas presas. As arruelas devem ser instaladas com a borda chanfrada (1) voltada para cima, em direção à cabeça do parafuso.



Instale as arruelas (1) para os dois parafusos dianteiros da cabeça do cilindro com a borda chanfrada voltada para cima.



NOTA: DOHC mostrado, SOHC mesma sequência.

NOTA: Antes de instalar os parafusos da cabeça do cilindro, lubrifique as roscas com óleo de motor limpo.


Instale os dez parafusos da cabeça do cilindro com os dedos.


Aperte os parafusos da cabeça do cilindro na sequência mostrada, seguindo este método de torque mais ângulo de 4 etapas. Aperte de acordo com os seguintes valores de torque:


Etapa 1: Todos para 30 N·m (22 pés. lbs.)
Etapa 2: Todos para 73 N·m (54 pés. lbs.)
Etapa 3: Todos novamente para 73 N·m (54 pés. lbs.)
Etapa 4: Todos mais 90° Gire Não use uma chave de torque para esta etapa.
 
#5 ·
Alguém conhece a sequência de torque e as especificações dos parafusos da cabeça para um Dart GT 2.4 de 2013?
Eu te enviaria para a DART BÍBLIA, mas, infelizmente, ela não tem as respostas que você procura...
Todas as especificações de torque 2.4 podem ser encontradas na bíblia... elas estavam em 2.4 Especificações de Torque (se você clicar no link, ele o levará diretamente para o documento.)
 
#6 ·
Todas as especificações de torque 2.4 podem ser encontradas na bíblia... elas estavam em 2.4 Torque Specs (se você clicar no link, ele o levará diretamente para o documento.)
Está escrito "consulte o procedimento" para os parafusos da cabeça do cilindro :(
 
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#10 ·
Não sabendo se o seu motor está num suporte ou ainda na baía do motor, não incluí a parte que sugeria aparafusar o coletor de admissão no lugar antes de colocar a cabeça no bloco do motor. Se a parte inferior ainda estiver na baía do motor, espero que não seja tarde demais para mencionar isso. Se precisar dessas instruções, avise-me. As instruções para apenas remover o coletor de admissão sem remover a cabeça são bastante complexas e dizem que a remoção é feita por baixo.
 
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#12 ·
Se os pinos de encaixe/localização forem removidos, instale dois pinos de localização NOVOS do conjunto de atuação da válvula variável (1).



Se removidos, instale os balancins (1) (Consulte 09 - Motor/Cabeçote/BALANCIM, Válvula - Instalação).



CUIDADO:

Não inverta o conjunto de atuação da válvula variável quando ele for removido do motor. O óleo escoará do conjunto e será necessária uma partida excessiva do motor para reabastecer o conjunto e dar partida no motor.



Gire os compressores de mola (2) no sentido anti-horário até que estejam totalmente assentados.


Instale uma junta nova.

OBSERVAÇÃO: Para auxiliar na colocação adequada do conjunto, recomenda-se aplicar GRAXA branca MS-272 NOVA/LIMPA ou similar, como Vaselina ®, nas pontas dos êmbolos para mantê-los na posição retraída. Isso ajudará a localizar o conjunto corretamente, evitando que as pontas dos êmbolos interfiram nas pontas das hastes das válvulas. Use apenas o suficiente para manter os êmbolos retraídos.


Coloque o VVAA na posição nos dois pinos.

OBSERVAÇÃO: É muito importante que os êmbolos do VVAA estejam centralizados sobre as pontas das hastes das válvulas. Quando devidamente alinhado, o VVAA assentará no cabeçote de forma uniforme e não terá tendência a oscilar quando colocado no cabeçote.


OBSERVAÇÃO: O VVAA deve ficar relativamente nivelado com o cabeçote com uma folga não superior a 1 a 2 mm entre as superfícies de contato. Uma folga excessiva indica que o VVAA não está devidamente assentado.


Inspecione visualmente o alinhamento dos êmbolos do VVAA.


Esta é uma indicação visual de um VVAA ALINHADO INCORRETAMENTE. A linha central do êmbolo (1) e a linha central da haste da válvula (2) estão desalinhadas.



Esta é uma indicação visual de um VVAA ALINHADO CORRETAMENTE. A linha central (1) do êmbolo e da haste da válvula estão alinhadas.



Instale os seis parafusos acessíveis. Aperte manualmente os parafusos de retenção do VVAA.



Remova o compressor de mola e aperte os dez parafusos em três etapas, seguindo a sequência mostrada:
Etapa 1: Todos para 10 N·m (89 pol. lbs.).
Etapa 2: Todos para 22 N·m (16 pés. lbs.).
Etapa 3: Todos novamente para 22 N·m (16 pés. lbs.).



Conecte e trave os quatro conectores elétricos do atuador de sincronização variável das válvulas.


Conecte e trave o conector elétrico do sensor de temperatura do óleo.


Conecte o conector elétrico de temperatura do óleo ao suporte.



Instale a tampa do cabeçote (Consulte 09 - Motor/Cabeçote/TAMPA(S), Cabeçote - Instalação).

OBSERVAÇÃO: Se o VVAA estiver sendo substituído (peça nova), recomenda-se que o VVAA seja preparado com óleo NOVO/LIMPO após a instalação. Isso limitará a quantidade de tempo que o conjunto leva para encher durante a partida do motor. Se a tampa do cabeçote for instalada, a porta de serviço pode ser acessada através da abertura na parte traseira da tampa (1).




Usando um borrifador de óleo com uma ponta MACIA LIMPA ou ferramenta semelhante, como uma seringa de plástico NOVA, force óleo LIMPO, NÃO USADO na porta de serviço (1). Continue injetando óleo até que o óleo flua continuamente da porta de sangria (2) ou até que um máximo de 200 mL tenha sido injetado.
 
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#13 ·
NOTA:
Não use uma chave de impacto para apertar o parafuso da polia da árvore de cames. Danos ao pino guia da árvore de cames e à árvore de cames podem ocorrer.

Instale a corrente na polia (2), insira o parafuso (1).


Usando uma chave para segurar as faces da árvore de cames (1), aperte o parafuso da polia para 10 N·m + 65° (88 pol. lbs. + 65°).


Alinhe a corrente de distribuição na marca da polia da cambota (1) usando o elo pintado (2) como guia.


Alinhe a corrente de distribuição na marca da polia da árvore de cames (2) usando o elo pintado (1) como guia.


Reinicie o tensor da corrente da came (Consulte 09 - Motor/Sincronização de válvulas - Procedimento padrão).


NOTA:

Mantenha a folga na corrente de distribuição no lado do tensor.


Instale o tensor da corrente de distribuição (6) e aperte os parafusos para 12 N·m (105 pol. lbs.).

Remova o pino (broca de 1/8 pol.) do tensor da corrente de distribuição.

Verifique se a sincronização das válvulas está correta (Consulte 09 - Motor/Sincronização de válvulas - Procedimento padrão).

NOTA:

Ao usar RTV, as superfícies de vedação devem estar limpas e livres de graxa e óleo.
NOTA:

Ao usar RTV, as peças devem ser montadas em 10 minutos e apertadas ao torque final em 45 minutos.

Instale uma nova vedação da cambota, se necessário.

Limpe todas as superfícies de vedação (Consulte 09 - Motor - Procedimento padrão).

Aplique o vedante do motor Mopar® RTV (ou equivalente) conforme mostrado na linha de separação da cabeça do cilindro para o bloco (1 e 2).


Aplique o vedante do motor Mopar® RTV (ou equivalente) conforme mostrado na linha de separação da estrutura da escada para o bloco (1 e 2).


Aplique um cordão de 2 mm de vedante do motor Mopar® RTV (ou equivalente) no bloco do motor e na cabeça do cilindro para as superfícies de acoplamento da tampa da distribuição, conforme mostrado. Certifique-se de aplicar um cordão nos dois apoios centrais dos parafusos que estão entre a corrente de distribuição.


Instale a tampa da corrente de distribuição (1) para cima por baixo do veículo.

Instale os parafusos de fixação da tampa da corrente de distribuição. Aperte seis parafusos M6 (2) para 9 N·m (80 pol. lbs.), dois parafusos M8 (3) e um prisioneiro (1) para 26 N·m (19 pés lbs.) e cinco parafusos M10 (4) para 65 N·m (48 pés lbs.).


Instale o suporte do motor direito (Consulte 09 - Motor/Montagem do motor/ISOLADOR, Suporte do motor, direito/Instalação).

Instale o reservatório do líquido de arrefecimento. Aperte o parafuso para 9 N·m (80 pol. lbs.).

Instale a polia da bomba de água (5) e aperte três parafusos (6) para 9 N·m (80 pol. lbs.).

Instale o amortecedor da cambota (4) (Consulte 09 - Motor/Bloco do motor/AMORTECEDOR, Vibração - Instalação).

Instale o tensor da correia de transmissão de acessórios (2).

Instale a polia intermediária da correia de transmissão de acessórios (3). Aperte o parafuso para 25 N·m (18 pés lbs.).

Instale a correia de transmissão de acessórios (1) (Consulte 07 - Arrefecimento/Acionamento de acessórios/CORREIA, Serpentina - Instalação).

Ressele o cárter de óleo (Consulte 09 - Motor/Lubrificação/CÁRTER, Óleo/Instalação).

Instale a proteção contra respingos inferior direita (Consulte 23 - Carroceria/Exterior/PROTEÇÃO, Proteção contra respingos - Instalação).
 
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#14 ·
Encontrei mais algumas informações, algo que deveria ter sido feito antes da desmontagem.

Gire a cambota no sentido horário (visto da frente) para alinhar a marca da tampa da distribuição (1) com o entalhe do amortecedor (2) para colocar o pistão do cilindro número um no ponto morto superior na fase de compressão.



Verifique se o sincronismo da árvore de cames está correto, conforme mostrado acima. A linha central vertical da árvore de cames (1) e a superfície horizontal da parte superior da cabeça do cilindro (3) DEVEM estar a 90° umas das outras.

NOTA: O pino da árvore de cames (2) é ligeiramente visível acima do parafuso central da árvore de cames e deve estar às 12 horas quando definido.


Usando uma caneta de tinta ou equivalente, marque as duas engrenagens da árvore de cames e os elos de corrente correspondentes (1 e 2) para auxiliar na remontagem.
 
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#15 · (Edited)
Encontrei isto enterrado com as informações do motor 2.0:

REDEFININDO O TENSIONADOR DA CORRENTE DA ÁRVORE DE CAMES

O tensionador da corrente da árvore de cames usado no motor 2.0L é equipado com uma catraca. A catraca consiste em uma lingueta (1) e uma cremalheira (2). A cremalheira (2) faz parte do pistão (3) e um braço de catraca (4) é fixado à lingueta (1). Em uso, uma mola interna estende o pistão (3) do corpo do tensionador. A lingueta (1) não permitirá que o pistão (3) se retraia de volta para o corpo do tensionador. Para redefinir o tensionador, a lingueta (1) deve ser desengatada da cremalheira (2) para que o pistão (3) possa ser empurrado de volta para o corpo do tensionador.


OBSERVAÇÃO:

O orifício (2) no braço da catraca (4) fornece um ponto de ancoragem para um pino (broca de 1/8 pol.) que trava a lingueta contra a cremalheira para manter o pistão na posição retraída. Mas, os orifícios (2 e 3) não se alinharão quando o pistão estiver totalmente retraído. O pistão deve ser permitido a estender pelo menos "três cliques" da posição totalmente retraída antes que os orifícios se alinhem.


Use uma broca de 1/8 pol. para girar e segurar o braço da catraca (4) no sentido anti-horário para levantar a lingueta da cremalheira.


Empurre e segure o pistão (1) no corpo do tensionador.


OBSERVAÇÃO:

Se a tampa dianteira do motor estiver instalada, use a corrente de distribuição para empurrar e segurar o pistão no corpo do tensionador, girando ligeiramente o eixo de comando de admissão (1) no sentido horário.


Continue segurando o pistão no corpo do tensionador e solte o braço da catraca.


Permita que o pistão (1) se estenda ligeiramente até que o orifício no braço da catraca (3) se alinhe com o orifício no corpo do tensionador. Quando os orifícios estiverem alinhados, insira a broca de 1/8 pol. (2) para travar a lingueta contra a cremalheira, o que manterá o pistão na posição retraída.


Mais informações sobre o tijolo multiair, coisas que deveriam ter sido feitas durante a desmontagem. A ferramenta especial descrita é incrivelmente cara. (Ainda bem que meus dois Darts têm o 2.0 DOHC)

Destrave e desconecte os quatro conectores elétricos do atuador de sincronização variável das válvulas.

Remova quatro parafusos do bloco VVAA.


OBSERVAÇÃO: Os parafusos precisam ser removidos antes da instalação da ferramenta do compressor devido à ferramenta obstruir o acesso a esses parafusos assim que a ferramenta for instalada.

OBSERVAÇÃO: Certifique-se de seguir a sequência mostrada acima ao remover os parafusos.

Usando a ferramenta especial 10259A (1), solte os compressores de mola (2) para caber sobre os conjuntos de válvulas e molas. Ajuste a ferramenta para alinhar com os indicadores 2.4L (3).



Instale o compressor, compressor de mola MultiAir® Spring 10259B


Gire os compressores de mola no sentido anti-horário até que as molas estejam totalmente assentadas.


CUIDADO:

Não inverta o conjunto de atuação da válvula variável quando ele for removido do motor. O óleo escorrerá do conjunto e será necessária uma partida excessiva do motor para reabastecer o conjunto e dar partida no motor.


Remova os cinco parafusos restantes do VVAA.

OBSERVAÇÃO: Certifique-se de seguir a sequência mostrada acima ao remover os parafusos.

Remova o conjunto de atuação da válvula variável, com o compressor de mola conectado, da carcaça do mancal do eixo de comando.


Coloque o conjunto (1) em dois blocos de madeira (2) para armazenar durante os reparos.

OBSERVAÇÃO: Certifique-se de armazenar o conjunto na posição vertical EM TODOS OS MOMENTOS para evitar problemas relacionados ao óleo dentro do conjunto.


OBSERVAÇÃO: Existem dois pinos/pinos de localização que posicionam corretamente o VVAA. Tenha cuidado para que os dois pinos permaneçam instalados na cabeça do cilindro após remover o VVAA. Se um pino se soltar, localize o pino ausente e descarte-o. Um novo pino precisará ser usado na instalação. NÃO REUTILIZE UM PINO QUE FOI REMOVIDO DA CABEÇA DO CILINDRO.

Remova e descarte a junta do conjunto de atuação da válvula variável.
 
#17 ·
Obrigado irmão, excelente informação que você tem aí, estou quase terminando. O carro já está funcionando, mas desliga depois de alguns minutos, o vvaa descarrega depois de alguns minutos e tenho que encher de novo, o que estou fazendo de errado? Estou usando o óleo errado?
 
#18 ·
Você preparou o vvaa? Eu nunca fiz isso sozinho, mas talvez seja por isso que eles querem que você mantenha o vvaa em pé. Eu usaria o mesmo óleo que você usa no motor.
"Usando um borrifador de óleo com uma ponta MACIA e LIMPA ou ferramenta similar como uma SERINGA de plástico NOVA, force óleo LIMPO, NÃO USADO na porta de serviço (1). Continue injetando óleo até que o óleo flua continuamente da porta de sangria (2) ou até que um máximo de 200 mL tenha sido injetado."
 
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#20 ·
Houve menção de uma junta para o vvaa. Você usou uma? Além disso, a junta da cabeça tem uma orientação correta, espero que você a tenha colocado corretamente e que a alimentação de óleo para a cabeça não esteja bloqueada. Você tinha pressão de óleo antes de desmontar? 200 ml são cerca de 7 onças de óleo. Como eu disse, eu não estive dentro desses motores, eu só tenho acesso às informações através do site da biblioteca pública de Wisconsin.
 
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#26 ·
sim, eu instalei uma nova junta, a junta da cabeça foi instalada corretamente, eu troquei a bomba de óleo, amanhã eu vou verificar, mas agora eu estou frustrado, eu quero que meu carro funcione agora ..! : '(
Você tentou dar muita partida porque o sistema vvt leva muito para ser totalmente bombeado e para que todo o ar saia do sistema. Coloque um carregador de bateria e dê partida pelo menos 30 vezes, mas não tanto a ponto de queimar o motor de partida
 
#22 · (Edited)
VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO DO ÓLEO VVT

Este teste pode ser usado para ajudar a diagnosticar falhas no VVT.

Desconecte e remova o sensor de pressão do óleo (1).


CUIDADO:

As roscas no bloco são de 1/8”-28 British Standard Pipe (BSP). Não instale um adaptador roscado National Pipe Thread (NPT), pois isso pode rachar o bloco do cilindro.



Instale um adaptador roscado macho de 1/8-28 BSP para fêmea de 1/8-27 (2).


Instale o manômetro de óleo (1).


Ligue o motor e registre a pressão do óleo.

CUIDADO:

Se a pressão do óleo for 0 na marcha lenta, não realize o teste de 3000 RPM



Se a pressão do óleo for 0 na marcha lenta, desligue o motor. Verifique se a válvula de alívio de pressão está presa aberta ou se a tela de captação de óleo está entupida.


Remova o cárter de óleo e inspecione em busca de detritos (Consulte 09 - Motor/Lubrificação/CÁRTER, Óleo - Remoção).


Remova a válvula de alívio de pressão do óleo (Consulte 09 - Motor/Lubrificação/VÁLVULA, Alívio de pressão do óleo - Remoção) e inspecione, se estiver danificada, substitua a válvula de alívio de pressão.


Se a válvula de alívio de pressão estiver ok, substitua o conjunto do módulo da árvore de balanceamento (Consulte 09 - Motor/Lubrificação/BOMBA, Óleo do motor - Remoção).



Após a conclusão do teste, remova o medidor de teste (1) e o encaixe (2).


Instale o sensor de pressão do óleo e o conector elétrico.



Remova o cárter de óleo (Consulte 09 - Motor/Lubrificação/CÁRTER, Óleo - Remoção)


Remova a tampa da válvula reguladora de pressão (2).



Remova a mola da válvula reguladora de pressão (3) e a válvula (4).






Ao remover e instalar o conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo no veículo, não é necessário alinhar os elos chapeados na corrente de acionamento, desde que as marcas de referência sejam criadas durante o procedimento.

Remova o cárter de óleo (Consulte 09 - Motor/Lubrificação/CÁRTER, Óleo/Remoção)



Gire o motor no sentido horário até que a engrenagem de acionamento da árvore de balanceamento/bomba de óleo e o indicador da carcaça estejam alinhados.

OBSERVAÇÃO: É MUITO IMPORTANTE QUE O VIRABREQUIM PERMANEÇA PARADO DURANTE AS ETAPAS SEGUINTES. NÃO MOVA O VIRABREQUIM ATÉ QUE O PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO SEJA CONCLUÍDO.


Limpe a engrenagem de acionamento do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo com limpador de freio Mopar® ou similar.

OBSERVAÇÃO: Certifique-se de que a engrenagem esteja livre de óleo para permitir a marcação.




Se o conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo estiver sendo reutilizado, marque a corrente da bomba de óleo e a roda dentada (1) no corpo do módulo (2) para remontagem.


Instale um parafuso do suporte do compressor de ar condicionado no orifício roscado do canto dianteiro esquerdo.

OBSERVAÇÃO:

O parafuso fornecerá um ponto resistente para prender uma cinta de amarração para manter o tensionador na posição comprimida.




Posicione uma cinta de amarração de plástico (3) ao redor da corrente, do tensionador (4) e do parafuso (2) que foi instalado anteriormente.


Empurre a corrente, a guia e o tensionador (1) para a posição comprimida.


Aperte a cinta de amarração para manter os componentes juntos.


OBSERVAÇÃO:

Quanto mais apertada a cinta, mais espaço para remoção e instalação.


Remova os parafusos de montagem do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo.


Remova o conjunto do motor inclinando a parte traseira do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo para baixo enquanto levanta a engrenagem de acionamento para fora dos elos da corrente.



INSTALAÇÃO


CUIDADO:

Existem dois parafusos diferentes do Módulo da Árvore de Balanceamento (BSM) para os parafusos do bloco do motor usados. Parafusos de 180 mm com um remendo de trava nas roscas ou parafusos de 185 mm sem remendo de trava. Não reutilize os parafusos de 180 mm. Sempre descarte os parafusos de 180 mm após a remoção. A não substituição desses parafusos pode resultar em danos ao motor. Os parafusos de 185 mm são reutilizáveis. Instale os mesmos parafusos de comprimento que foram removidos e use quatro parafusos novos de 180 mm ou quatro parafusos de 185 mm.


Os parafusos de 185 mm (7,283 pol.) de comprimento devem ser verificados quanto ao alongamento. Verifique os parafusos com uma régua para ver se há estrangulamento (2). Se os parafusos estiverem estrangulados, eles devem ser substituídos.


Limpe os orifícios de montagem do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo com limpador de peças de freio Mopar®.


Alinhe as marcas no conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo e na roda dentada de acionamento.



Com a parte traseira do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo em um leve ângulo para baixo, posicione a engrenagem nos elos da corrente. Certifique-se de que as marcas de tinta estejam alinhadas.


Gire o conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo para cima e posicione na estrutura da escada.



Aperte os parafusos de montagem do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo à mão.

OBSERVAÇÃO:

Use um procedimento de três etapas ao apertar os parafusos de montagem do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo. Para parafusos novos de 180 mm, vá para a etapa 7. Para parafusos de 185 mm, vá para a etapa 8.


Aperte os novos parafusos de montagem do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo de 180 mm da seguinte forma:
Aperte para 15 N·m (11 pés. lbs.) na sequência mostrada.


Aperte para 33 N·m (24 pés. lbs.) na sequência mostrada.


Gire os parafusos mais 90° na sequência mostrada.




Aperte os parafusos de montagem do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo de 185 mm da seguinte forma:
Aperte para 15 N·m (11 pés. lbs.) na sequência mostrada.


Aperte para 29 N·m (22 pés. lbs.) na sequência mostrada.


Gire os parafusos mais 90° na sequência mostrada.





Verifique novamente as marcas de alinhamento para garantir que a engrenagem (1) e o indicador do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo (2) estejam alinhados.



Remova a cinta de amarração (3).


Remova o parafuso do suporte (2).


Verifique se o tensionador (1) se estendeu totalmente e aplicou pressão na guia e na corrente (4).


Instale o cárter de óleo (Consulte 09 - Motor/Lubrificação/CÁRTER, Óleo/Instalação).


Encha o motor com óleo.


Ligue o motor e verifique se há vazamentos.
 
#24 · (Edited)
Fico feliz em ter ajudado. Você estava em águas desconhecidas, meu amigo. Não muitos aqui teriam tentado o que você fez, muito menos terminado com sucesso. A maioria teria corrido para um revendedor. Espero que outros se beneficiem com estas instruções. Se você tirou fotos do seu progresso, poste-as. Fotos reais, e não apenas desenhos de linha, aumentariam estas instruções.
 
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#28 ·