VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO DO ÓLEO VVT
Este teste pode ser usado para ajudar a diagnosticar falhas no VVT.
Desconecte e remova o sensor de pressão do óleo (1).
CUIDADO:
As roscas no bloco são de 1/8”-28 British Standard Pipe (BSP). Não instale um adaptador roscado National Pipe Thread (NPT), pois isso pode rachar o bloco do cilindro.
Instale um adaptador roscado macho de 1/8-28 BSP para fêmea de 1/8-27 (2).
Instale o manômetro de óleo (1).
Ligue o motor e registre a pressão do óleo.
CUIDADO:
Se a pressão do óleo for 0 na marcha lenta, não realize o teste de 3000 RPM
Se a pressão do óleo for 0 na marcha lenta, desligue o motor. Verifique se a válvula de alívio de pressão está presa aberta ou se a tela de captação de óleo está entupida.
Remova o cárter de óleo e inspecione em busca de detritos (Consulte 09 - Motor/Lubrificação/CÁRTER, Óleo - Remoção).
Remova a válvula de alívio de pressão do óleo (Consulte 09 - Motor/Lubrificação/VÁLVULA, Alívio de pressão do óleo - Remoção) e inspecione, se estiver danificada, substitua a válvula de alívio de pressão.
Se a válvula de alívio de pressão estiver ok, substitua o conjunto do módulo da árvore de balanceamento (Consulte 09 - Motor/Lubrificação/BOMBA, Óleo do motor - Remoção).
Após a conclusão do teste, remova o medidor de teste (1) e o encaixe (2).
Instale o sensor de pressão do óleo e o conector elétrico.
Remova o cárter de óleo (Consulte 09 - Motor/Lubrificação/CÁRTER, Óleo - Remoção)
Remova a tampa da válvula reguladora de pressão (2).
Remova a mola da válvula reguladora de pressão (3) e a válvula (4).
Ao remover e instalar o conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo no veículo, não é necessário alinhar os elos chapeados na corrente de acionamento, desde que as marcas de referência sejam criadas durante o procedimento.
Remova o cárter de óleo (Consulte 09 - Motor/Lubrificação/CÁRTER, Óleo/Remoção)
Gire o motor no sentido horário até que a engrenagem de acionamento da árvore de balanceamento/bomba de óleo e o indicador da carcaça estejam alinhados.
OBSERVAÇÃO: É MUITO IMPORTANTE QUE O VIRABREQUIM PERMANEÇA PARADO DURANTE AS ETAPAS SEGUINTES. NÃO MOVA O VIRABREQUIM ATÉ QUE O PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO SEJA CONCLUÍDO.
Limpe a engrenagem de acionamento do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo com limpador de freio Mopar® ou similar.
OBSERVAÇÃO: Certifique-se de que a engrenagem esteja livre de óleo para permitir a marcação.
Se o conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo estiver sendo reutilizado, marque a corrente da bomba de óleo e a roda dentada (1) no corpo do módulo (2) para remontagem.
Instale um parafuso do suporte do compressor de ar condicionado no orifício roscado do canto dianteiro esquerdo.
OBSERVAÇÃO:
O parafuso fornecerá um ponto resistente para prender uma cinta de amarração para manter o tensionador na posição comprimida.
Posicione uma cinta de amarração de plástico (3) ao redor da corrente, do tensionador (4) e do parafuso (2) que foi instalado anteriormente.
Empurre a corrente, a guia e o tensionador (1) para a posição comprimida.
Aperte a cinta de amarração para manter os componentes juntos.
OBSERVAÇÃO:
Quanto mais apertada a cinta, mais espaço para remoção e instalação.
Remova os parafusos de montagem do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo.
Remova o conjunto do motor inclinando a parte traseira do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo para baixo enquanto levanta a engrenagem de acionamento para fora dos elos da corrente.
INSTALAÇÃO
CUIDADO:
Existem dois parafusos diferentes do Módulo da Árvore de Balanceamento (BSM) para os parafusos do bloco do motor usados. Parafusos de 180 mm com um remendo de trava nas roscas ou parafusos de 185 mm sem remendo de trava. Não reutilize os parafusos de 180 mm. Sempre descarte os parafusos de 180 mm após a remoção. A não substituição desses parafusos pode resultar em danos ao motor. Os parafusos de 185 mm são reutilizáveis. Instale os mesmos parafusos de comprimento que foram removidos e use quatro parafusos novos de 180 mm ou quatro parafusos de 185 mm.
Os parafusos de 185 mm (7,283 pol.) de comprimento devem ser verificados quanto ao alongamento. Verifique os parafusos com uma régua para ver se há estrangulamento (2). Se os parafusos estiverem estrangulados, eles devem ser substituídos.
Limpe os orifícios de montagem do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo com limpador de peças de freio Mopar®.
Alinhe as marcas no conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo e na roda dentada de acionamento.
Com a parte traseira do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo em um leve ângulo para baixo, posicione a engrenagem nos elos da corrente. Certifique-se de que as marcas de tinta estejam alinhadas.
Gire o conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo para cima e posicione na estrutura da escada.
Aperte os parafusos de montagem do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo à mão.
OBSERVAÇÃO:
Use um procedimento de três etapas ao apertar os parafusos de montagem do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo. Para parafusos novos de 180 mm, vá para a etapa 7. Para parafusos de 185 mm, vá para a etapa 8.
Aperte os novos parafusos de montagem do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo de 180 mm da seguinte forma:
Aperte para 15 N·m (11 pés. lbs.) na sequência mostrada.
Aperte para 33 N·m (24 pés. lbs.) na sequência mostrada.
Gire os parafusos mais 90° na sequência mostrada.
Aperte os parafusos de montagem do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo de 185 mm da seguinte forma:
Aperte para 15 N·m (11 pés. lbs.) na sequência mostrada.
Aperte para 29 N·m (22 pés. lbs.) na sequência mostrada.
Gire os parafusos mais 90° na sequência mostrada.
Verifique novamente as marcas de alinhamento para garantir que a engrenagem (1) e o indicador do conjunto da árvore de balanceamento/bomba de óleo (2) estejam alinhados.
Remova a cinta de amarração (3).
Remova o parafuso do suporte (2).
Verifique se o tensionador (1) se estendeu totalmente e aplicou pressão na guia e na corrente (4).
Instale o cárter de óleo (Consulte 09 - Motor/Lubrificação/CÁRTER, Óleo/Instalação).
Encha o motor com óleo.
Ligue o motor e verifique se há vazamentos.