O scanner obd salvou um quadro congelado do sensor 1 0,91v e do sensor 2 4,10v. Não entendo os segundos que você mencionou
Suas voltagens estão dentro da faixa e são normais. O sensor 1 está entre 0,45 e 4,8 volts. O sensor 2 está entre 0,16 e 4,595 volts. Não pode ser menor ou maior. Você está fazendo o quadro congelado quando a luz ECT está piscando?
Os dois códigos que você mencionou são sobre o sensor MAP.
28 - Diagnóstico baseado em DTC / MÓDULO, Controle do trem de força (PCM), 2.4L / Diagnóstico e teste
P0108-CIRCUITO DO SENSOR DE PRESSÃO ABSOLUTA DO COLETOR ALTO
Ferramentas especiais: Clique para exibir uma lista de ferramentas usadas neste procedimento
Para um diagrama de fiação completo, consulte as Informações de fiação.
Teoria da Operação
O Sensor de Pressão Absoluta do Coletor (MAP) é um transdutor que varia a resistência de acordo com as mudanças de pressão no Coletor de Admissão. O sinal do Sensor MAP fornece ao Módulo de Controle do Trem de Força (PCM) uma indicação da pressão de ar atual dentro do Coletor de Admissão. O PCM usa esta informação para ajudar a calcular a entrega de combustível. O Sensor MAP funciona como um sensor típico de três fios. O PCM fornece 5 volts ao Sensor MAP em um circuito de referência de 5 volts e fornece um aterramento em um circuito de referência baixo. O Sensor MAP fornece um sinal de tensão ao PCM em um circuito de sinal em relação às mudanças de pressão. O PCM recebe a leitura do Sensor de Pressão Barométrica (BARO) do Sensor MAP com a ignição ligada, antes que o motor esteja girando ou funcionando.
Quando Monitorado e Condições Definidas
Quando Monitorado: Este diagnóstico é executado continuamente quando as seguintes condições são atendidas:
• Com a ignição ligada e a tensão da bateria superior a 10,4 volts.
• Tensão da bateria superior a 10,4 volts.
Condições definidas:
• O Módulo de Controle do Trem de Força (PCM) detecta que a tensão de entrada do Sensor de Pressão Absoluta do Coletor (MAP) está acima de 4,917 volts por 0,08 segundos.
Ações padrão:
• A luz MIL acenderá.
Sempre execute o PROCEDIMENTO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRÉ-DIAGNÓSTICO antes de prosseguir. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do trem de força (PCM) - Procedimento padrão).
1. VERIFIQUE SE HÁ UM DTC ATIVO
1. Ligue o motor e deixe-o em marcha lenta.
AVISO:
Ao operar o motor, não fique em linha direta com a ventoinha. Não coloque as mãos perto das polias, correias ou ventoinha. Não use roupas largas. O não cumprimento destas instruções pode resultar em ferimentos graves ou fatais.
2. Com a ferramenta de digitalização, leia os DTCs e registre-os na ordem de reparo.
O DTC está ativo ou pendente?
Sim
• Vá para 2
Não
• Execute o procedimento de diagnóstico DTC INTERMITENTE. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do trem de força (PCM) - Procedimento padrão).
2. VERIFIQUE O CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS (F856) EM CURTO-CIRCUITO PARA TENSÃO
1. Desligue a ignição.
2. Desconecte o conector do chicote do sensor MAP.
3. Ligue a ignição.
4. Meça a tensão no circuito de alimentação de 5 volts (F856) no conector do chicote do sensor MAP.
A tensão está acima de 5,2 volts?
Sim
• Repare o circuito de alimentação de 5 volts (F856) em curto-circuito para tensão.
• Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do trem de força (PCM) - Procedimento padrão).
Não
• Vá para 3
3. VERIFIQUE O CIRCUITO DE SINAL MAP (K1) EM CURTO-CIRCUITO PARA TENSÃO
1. Meça a tensão no circuito de sinal MAP (K1) no conector do chicote do sensor MAP.
A tensão está acima de 5,2 volts?
Sim
• Repare o circuito de sinal MAP (K1) em curto-circuito para tensão.
• Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do trem de força (PCM) - Procedimento padrão).
Não
• Vá para 4
4. VERIFIQUE SE HÁ UM CURTO ENTRE OS CIRCUITOS DE SINAL MAP (K1) E DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS (F856)
1. Desligue a ignição.
2. Desconecte o conector do chicote C2 do PCM.
3. Verifique a continuidade entre os circuitos no conector do chicote do sensor MAP.
Havia um curto presente entre os circuitos na fiação do Sinal do Mapa (K1) e na alimentação de 5 volts (F856)?
Sim
• Repare o curto entre os circuitos na fiação do Sinal do Mapa (K1) e na alimentação de 5 volts (F856).
• Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DA CARROCERIA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle da carroceria (BCM) /Procedimento padrão).
Não
• Vá para 5
5. VERIFIQUE O CIRCUITO DE SINAL MAP (K1) EM ABERTO/ALTA RESISTÊNCIA
CUIDADO:
Não sonde os conectores do chicote do PCM. Sondar os conectores do chicote do PCM danificará os terminais do PCM, resultando em uma conexão terminal-pino ruim. Instale o Adaptador de Diagnóstico GPEC para realizar o diagnóstico.
1. Conecte o Adaptador, GPEC Diagnostic 10436.
2. Meça a resistência do Sinal MAP (K1) entre o conector do chicote do sensor MAP e o Adaptador GPEC.
A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?
Sim
• Vá para 6
Não
• Repare o Sinal MAP (K1) em aberto ou alta resistência.
• Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do trem de força (PCM) - Procedimento padrão).
6. VERIFIQUE O CIRCUITO DE ATERRAMENTO DO SENSOR (K900) EM ABERTO/ALTA RESISTÊNCIA
1. Meça a resistência do circuito de aterramento do sensor (K900) entre o conector do chicote do sensor MAP e o Adaptador GPEC.
A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?
Sim
• Vá para 7
Não
• Repare o circuito de aterramento do sensor (K900) em aberto ou alta resistência.
• Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do trem de força (PCM) - Procedimento padrão).
7. SENSOR MAP
1. Reconecte o conector do chicote C2 do PCM.
2. Conecte um jumper entre o circuito de aterramento do sensor (K900) e o circuito de sinal MAP (K1) no conector do chicote do sensor MAP.
3. Ligue a ignição.
4. Com a ferramenta de digitalização, leia a tensão do sinal do sensor MAP.
A tensão está abaixo de 1,0 volt com o jumper no lugar?
Sim
• Substitua o Sensor MAP de acordo com as Informações de Serviço. (Consulte 14 - Sistema de Combustível/Injeção de Combustível/SENSOR, Pressão de Ar do Coletor (MAP) - Remoção).
• Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do trem de força (PCM) - Procedimento padrão).
Não
• Vá para 8
8. VERIFIQUE AS CONEXÕES RELACIONADAS DO PCM E DOS COMPONENTES
1. Execute quaisquer Boletins de Serviço que se apliquem.
2. Desconecte todos os conectores do chicote do PCM.
3. Desconecte todas as conexões do chicote em linha relacionadas (se equipadas).
4. Desconecte os conectores do chicote do componente relacionado.
5. Inspecione os conectores do chicote, os conectores dos componentes e todos os terminais macho e fêmea para as seguintes condições:
• Instalação adequada do conector.
• Travas do conector danificadas.
• Corrosão.
• Outros sinais de entrada de água.
• Danos na vedação contra intempéries (se equipado).
• Terminais dobrados.
• Superaquecimento devido a uma conexão ruim (o terminal pode estar descolorido devido ao consumo excessivo de corrente).
• Terminais que foram empurrados de volta para a cavidade do conector.
• Verifique se há terminais espalhados e verifique a tensão adequada do terminal.
Repare quaisquer condições encontradas.
6. Reconecte todos os conectores do chicote do PCM. Certifique-se de que todos os conectores do chicote estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.
7. Reconecte todos os conectores do chicote em linha (se equipados). Certifique-se de que todos os conectores estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.
8. Reconecte todos os conectores do chicote do componente relacionado. Certifique-se de que todos os conectores estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.
9. Com a ferramenta de digitalização, apague os DTCs.
10. Teste na estrada ou opere o veículo de acordo com as condições monitoradas e definidas.
11. Com a ferramenta de digitalização, leia os DTCs.
O DTC está ativo ou pendente?
Sim
• Substitua o Módulo de Controle do Trem de Força de acordo com as informações de serviço. (Consulte 08 - Elétrico/8E - Módulos de Controle Eletrônico/MÓDULO, Controle do Trem de Força - Remoção).
• Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do trem de força (PCM) - Procedimento padrão).
Não
• Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do trem de força (PCM) - Procedimento padrão).
• Teste concluído.
28 - Diagnóstico baseado em DTC / MÓDULO, Controle do trem de força (PCM), 2.4L / Diagnóstico e teste
P1185-CORRELAÇÃO DO SENSOR DE PRESSÃO GERAL
Para um diagrama de fiação completo, consulte as Informações de fiação
Quando Monitorado e Condições Definidas
Quando Monitorado: Este diagnóstico é executado com a ignição ligada.
Condições definidas:
• O Módulo de Controle do Trem de Força (PCM) compara os valores do Sensor MAP e do Sensor BARO. Se os dois sensores não estiverem dentro de uma faixa específica um do outro, o valor fora da faixa especificada é declarado irracional.
Ações padrão:
• A luz MIL acenderá.
Sempre execute o PROCEDIMENTO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRÉ-DIAGNÓSTICO antes de prosseguir. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do trem de força (PCM) - Procedimento padrão).
1. VERIFIQUE SE HÁ UM DTC ATIVO
OBSERVAÇÃO: Diagnostique e repare quaisquer DTCs do Sensor MAP antes de prosseguir com este teste.
OBSERVAÇÃO: Diagnostique e repare quaisquer DTCs de tensão do sistema antes de continuar com este teste.
1. Ligue o motor e deixe-o atingir a temperatura normal de operação.
AVISO:
Ao operar o motor, não fique em linha direta com a ventoinha. Não coloque as mãos perto das polias, correias ou ventoinha. Não use roupas largas. O não cumprimento destas instruções pode resultar em ferimentos graves ou fatais.
2. Com a ferramenta de digitalização, leia os DTCs.
O DTC está ativo ou pendente?
Sim
• Vá para 2
Não
• Execute o procedimento de diagnóstico VERIFICANDO UM DTC INTERMITENTE. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do trem de força (PCM) - Procedimento padrão).
2. VERIFICANDO O SENSOR MAP
1. Execute o procedimento de diagnóstico para VERIFICAR A OPERAÇÃO DO SENSOR MAP. (Consulte 29 - Diagnósticos não DTC/Dirigibilidade - Gasolina - Diagnóstico e teste).
Algum problema foi encontrado?
Sim
• Repare conforme necessário.
• Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do trem de força (PCM) - Procedimento padrão).
Não
• Vá para 3
3. VERIFICANDO O SENSOR DE PRESSÃO BAROMÉTRICA
OBSERVAÇÃO: O Sensor de Pressão Barométrica é interno ao PCM.
OBSERVAÇÃO: A Pressão Barométrica deve ser aproximadamente igual à pressão barométrica real. Se necessário, compare o valor da Pressão Barométrica do veículo testado com o valor de um veículo conhecido bom de marca e modelo semelhantes.
1. Compare a Pressão Barométrica do veículo testado com o valor de um veículo conhecido bom de marca e modelo semelhantes.
O valor da Pressão Barométrica do veículo testado é igual ao valor do veículo conhecido bom (mais ou menos 2%)?
Sim
• Vá para 4
Não
• Substitua o Módulo de Controle do Trem de Força (PCM) de acordo com as Informações de Serviço.
• Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do trem de força (PCM) - Procedimento padrão).
4. MÓDULO DE CONTROLE DO TREM DE FORÇA (PCM)
1. Usando o diagrama/esquema de fiação como guia, inspecione a fiação e os conectores entre o Sensor MAP e o Módulo de Controle do Trem de Força (PCM).
2. Procure fios desgastados, perfurados, pinçados ou parcialmente quebrados.
3. Procure terminais quebrados, dobrados, empurrados para fora ou corroídos.
4. Monitore os dados da ferramenta de digitalização relativos a este circuito e teste a fiação e os conectores.
5. Procure os dados para alterar ou para o DTC redefinir durante o teste de oscilação.
6. Execute quaisquer Boletins de Serviço que possam ser aplicáveis.
Algum problema foi encontrado?
Sim
• Repare conforme necessário.
• Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do trem de força (PCM) - Procedimento padrão).
Não
• Substitua o Módulo de Controle do Trem de Força (PCM) de acordo com as Informações de Serviço.
• Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do trem de força (PCM) - Procedimento padrão).