Você está usando um sensor de reposição não original fabricado na China? Os motores Mopar só gostam de sensores Mopar OEM.
Quando algo é intermitente, isso sugere fortemente um problema no chicote. A tampa do motor 2.0 pode pressionar o chicote elétrico que fica em cima da tampa da válvula, a ponto de causar uma fricção na isolação dos fios. Verifique cuidadosamente esse chicote antes de qualquer outra coisa.
Se você usar um sensor de pressão analógico, as roscas na cabeça do cilindro são British Standard Pipe (BSP). Não instale um adaptador roscado NPT, isso pode rachar a cabeça do cilindro 2.0.
28 - Diagnóstico baseado em DTC / MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM), 2.0L / Diagnóstico e Teste
P0521-DESEMPENHO DO SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR
Quando Monitorado e Condições Definidas
Quando Monitorado: Este diagnóstico é executado quando as seguintes condições são atendidas:
•Com o motor funcionando.
•Rotação do motor acima de 1150 rpm.
Condições Definidas:
•A pressão do óleo do motor está abaixo da especificação calibrada por mais de 29,8 segundos com a rotação do motor em ou acima de 1150 rpm.
Ações Padrão:
•A luz MIL acenderá.
Possíveis Causas
ÓLEO DO MOTOR/MECÂNICA DO MOTOR
CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS ABERTO OU EM CURTO COM O TERRA
ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE SINAL DO SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO
ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE RETORNO DO SENSOR
SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR
MÓDULO DE CONTROLE DO TREM DE FORÇA (PCM)
Sempre execute o PROCEDIMENTO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRÉ-DIAGNÓSTICO antes de prosseguir. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
1.VERIFIQUE SE HÁ UM DTC ATIVO
OBSERVAÇÃO: Certifique-se de que o óleo do motor esteja no nível adequado. Além disso, revise o histórico de troca de óleo dos clientes para garantir que o óleo esteja sendo trocado nos intervalos corretos e que a viscosidade correta do óleo esteja sendo usada.
1. Faça um teste de estrada ou opere o veículo de acordo com as condições monitoradas e definidas.
AVISO:
Quando o motor estiver funcionando, não fique na linha direta com a ventoinha. Não coloque as mãos perto das polias, correias ou ventoinha. Não use roupas largas.
A falha em seguir estas instruções pode resultar em ferimentos graves ou fatais.
2. Com a ferramenta de digitalização, leia os DTCs e registre na ordem de reparo.
O DTC está ativo ou pendente?
Sim
•Vá para 2
Não
•Execute o procedimento de diagnóstico de CONDIÇÃO INTERMITENTE. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
2.ÓLEO DO MOTOR/MECÂNICA DO MOTOR
OBSERVAÇÃO: Os seguintes itens devem ser considerados antes de determinar a causa deste DTC. A falha em fazê-lo pode levar a um diagnóstico incorreto.
•TOLERÂNCIAS MECÂNICAS DO MOTOR FORA DA ESPECIFICAÇÃO
•PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR FORA DA ESPECIFICAÇÃO
•BAIXO ÓLEO DO MOTOR
•ÓLEO DETERIORADO OU SUJO
•ÓLEO DO MOTOR CONTAMINADO (por exemplo, líquido de arrefecimento e/ou combustível)
1. Se alguma das condições acima for encontrada, repare conforme necessário.
Alguma das condições acima estava presente?
Sim
•Repare conforme necessário.
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
Não
•Vá para 3
3.SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR
1. Desligue a ignição.
2. Desconecte o conector do chicote do Sensor EOP.
3. Ligue a ignição.
4. Com a ferramenta de digitalização, monitore a tensão do Sensor EOP.
5. Conecte um jumper entre o circuito de aterramento do sensor (K900) e o circuito de sinal de pressão do óleo (G6).
OBSERVAÇÃO: A tensão da pressão do óleo do motor deve mudar de aproximadamente 4,9 volts para menos de 0,1 volt.
A leitura da tensão está dentro da especificação listada quando o jumper é instalado?
Sim
•Verifique se há bom contato pino a terminal nos conectores do Sensor e do Módulo de Controle do Trem de Força. Remova o sensor de pressão do óleo do motor e certifique-se de que a passagem/porta de óleo esteja livre de qualquer bloqueio. Se nenhum problema for encontrado, substitua o Sensor de Pressão do Óleo do Motor. (Consulte 09 - Motor/Lubrificação/SENSOR, Pressão do Óleo - Remoção).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
Não
•Vá para 4
OBSERVAÇÃO: Remova o jumper antes de continuar.
4.VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE SINAL DE PRESSÃO DO ÓLEO (G6)
1. Desligue a ignição.
2. Desconecte o conector do chicote C2 do PCM.
CUIDADO:
Não sonde os conectores do chicote do PCM. Sondar os conectores do chicote do PCM danificará os terminais do PCM, resultando em uma conexão terminal a pino ruim.
Instale o Adaptador de Diagnóstico GPEC para realizar o diagnóstico.
3. Conecte o Adaptador, GPEC Diagnostic 10436.
4. Meça a resistência do circuito de sinal de pressão do óleo (G6) do conector do chicote do Sensor EOP ao Adaptador GPEC.
A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?
Sim
•Vá para 5
Não
•Repare a alta resistência no circuito de sinal de pressão do óleo (G6).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
5.VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS (F855)
1. Meça a resistência do circuito de alimentação de 5 volts (F855) do conector do chicote do Sensor EOP ao Adaptador GPEC.
A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?
Sim
•Vá para 6
Não
•Repare a alta resistência no circuito de alimentação de 5 volts (F855).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
6.VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ATERRAMENTO DO SENSOR (K900)
1. Meça a resistência do circuito de aterramento do sensor (K900) do conector do chicote do Sensor EOP ao Adaptador GPEC.
A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?
Sim
•Vá para 7
Não
•Repare a alta resistência no circuito de aterramento do sensor (K900).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
7.VERIFIQUE AS CONEXÕES RELACIONADAS DO PCM E DOS COMPONENTES
1. Execute quaisquer Boletins de Serviço que se apliquem.
2. Desconecte todos os conectores do chicote do PCM.
3. Desconecte todas as conexões de chicote em linha relacionadas (se equipadas).
4. Desconecte os conectores do chicote dos componentes relacionados.
5. Inspecione os conectores do chicote, os conectores dos componentes e todos os terminais macho e fêmea para as seguintes condições:
•Instalação adequada do conector.
•Travas do conector danificadas.
•Corrosão.
•Outros sinais de intrusão de água.
•Danos na vedação contra intempéries (se equipado).
•Terminais dobrados.
•Superaquecimento devido a uma conexão ruim (o terminal pode estar descolorido devido ao consumo excessivo de corrente).
•Terminais que foram empurrados de volta para a cavidade do conector.
•Verifique se há terminais espalhados e verifique a tensão adequada do terminal.
Repare quaisquer condições encontradas.
6. Reconecte todos os conectores do chicote do PCM. Certifique-se de que todos os conectores do chicote estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.
7. Reconecte todos os conectores do chicote em linha (se equipados). Certifique-se de que todos os conectores estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.
8. Reconecte todos os conectores do chicote dos componentes relacionados. Certifique-se de que todos os conectores estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.
9. Com a ferramenta de digitalização, apague os DTCs.
10. Faça um teste de estrada ou opere o veículo de acordo com as condições monitoradas e definidas.
11. Com a ferramenta de digitalização, leia os DTCs.
O DTC retornou?
Sim
•Substitua o Módulo de Controle do Trem de Força de acordo com as informações de serviço. (Consulte 08 - Elétrico/8E - Módulos de Controle Eletrônico/MÓDULO, Controle do Trem de Força - Remoção).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
Não
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
•Teste concluído.
28 - Diagnóstico baseado em DTC / MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM), 2.0L / Diagnóstico e Teste
P1524-PRESSÃO DO ÓLEO FORA DA FAIXA - AVANÇO/RETARDO DA ÁRVORE DE CAMES DESATIVADO
Quando Monitorado e Condições Definidas
Quando Monitorado: Este diagnóstico é executado continuamente quando as seguintes condições são atendidas:
•Com o motor funcionando.
•Tensão da bateria acima de 10,49 volts.
•Rotação do motor maior ou igual a 1100 rpm.
•A temperatura do óleo do motor está entre aproximadamente -12°C (10,4°F) e 188°C (370,4°F).
•Os DTCs do circuito do Sensor de Temperatura do Óleo do Motor ou do Sensor de Pressão do Óleo do Motor não estão ativos.
•Os DTCs de desalinhamento da manivela/cames e resposta lenta do solenóide VVT não estão ativos.
Condições Definidas:
•A pressão do óleo do motor nunca atinge a especificação calibrada para permitir a ativação do VVT.
Ações Padrão:
•A luz MIL acenderá.
•O sincronismo variável das válvulas está desativado.
Possíveis Causas
ÓLEO DO MOTOR/MECÂNICA DO MOTOR
CIRCUITO DE SINAL DO SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR EM CURTO COM A TENSÃO
ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE SINAL DO SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR
CIRCUITO DE SINAL DO SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR EM CURTO COM O TERRA
ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS
CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS EM CURTO COM O TERRA
ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ATERRAMENTO DO SENSOR
SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR
MÓDULO DE CONTROLE DO TREM DE FORÇA (PCM)
Sempre execute o procedimento de solução de problemas pré-diagnóstico antes de prosseguir. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
1.VERIFIQUE SE HÁ UM DTC ATIVO
OBSERVAÇÃO: Certifique-se de que o óleo do motor esteja no nível adequado. Além disso, verifique o histórico de troca de óleo dos clientes para verificar se o óleo está sendo trocado nos intervalos corretos e se a viscosidade correta do óleo está sendo usada.
OBSERVAÇÃO: Diagnostique e repare quaisquer DTCs de tensão do sistema ou referência de 5 volts antes de continuar com este teste.
1. Dê partida no motor e deixe-o atingir a temperatura normal de operação.
AVISO:
Quando o motor estiver funcionando, não fique na linha direta com a ventoinha. Não coloque as mãos perto das polias, correias ou ventoinha. Não use roupas largas. A falha em seguir estas instruções pode resultar em ferimentos graves ou fatais.
O DTC está ativo ou pendente?
Sim
•Vá para 2
Não
•Execute o procedimento de diagnóstico de CONDIÇÃO INTERMITENTE. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
2.ÓLEO DO MOTOR/MECÂNICA DO MOTOR
OBSERVAÇÃO: Os seguintes itens devem ser considerados antes de determinar a causa deste DTC. A falha em fazê-lo pode levar a um diagnóstico incorreto. Para que o VCT seja ativado, a pressão do óleo deve ser de aproximadamente 42 psi. Para que o VCT permaneça ativado, a pressão do óleo do motor não pode cair abaixo de 31 psi. Ao verificar a pressão do óleo do motor, use um medidor mecânico.
•TOLERÂNCIAS MECÂNICAS DO MOTOR FORA DA ESPECIFICAÇÃO
•PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR FORA DA ESPECIFICAÇÃO
•BAIXO ÓLEO DO MOTOR
•ÓLEO SUJO OU DETERIORADO (Falta de trocas de óleo programadas)
•VISCOSIDADE CORRETA
•ÓLEO DO MOTOR CONTAMINADO (por exemplo, líquido de arrefecimento e/ou combustível)
1. Se alguma das condições acima for encontrada, repare conforme necessário.
Alguma das condições acima estava presente?
Sim
•Repare conforme necessário.
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
Não
•Vá para 3
3.SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR
1. Desligue a ignição.
2. Desconecte o conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor.
3. Ligue a ignição.
4. Com uma ferramenta de digitalização, monitore a tensão do Sensor de Pressão do Óleo do Motor.
5. Conecte um jumper entre o circuito de aterramento do sensor (K900) e o circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6).
OBSERVAÇÃO: A tensão da pressão do óleo do motor deve mudar de aproximadamente 5,0 volts para menos de 0,1 volt.
A leitura da tensão está dentro da especificação listada quando o jumper é instalado?
Sim
•Verifique se há bom contato pino a terminal nos conectores do Sensor de Pressão do Óleo do Motor e do Módulo de Controle do Trem de Força. Se OK, substitua o Sensor de Pressão do Óleo do Motor.
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
Não
•Vá para 4
OBSERVAÇÃO: Remova o fio jumper antes de continuar.
4.VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE SINAL DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR (G6)
1. Desligue a ignição.
2. Desconecte o conector do chicote C2 do PCM.
3. Meça a resistência do circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6) do conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor ao conector do chicote C2 do PCM.
A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?
Sim
•Vá para 5
Não
•Repare a alta resistência no circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
5.VERIFIQUE O CIRCUITO DE SINAL DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR (G6) EM CURTO COM O TERRA
1. Verifique a continuidade entre o terra e o circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6) no conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor.
Há continuidade entre o terra e o circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6)?
Sim
•
•Repare o circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6) em curto com o terra.
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
Não
•Vá para 6
6.VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS (F855)
1. Meça a resistência do circuito de alimentação de 5 volts (F855) do conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor ao conector do chicote C2 do PCM.
A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?
Sim
•Vá para 7
Não
•Repare a alta resistência no circuito de alimentação de 5 volts (F855).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
7.VERIFIQUE A ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS (F855) EM CURTO COM O TERRA
1. Verifique a continuidade entre o terra e o circuito de alimentação de 5 volts (F855) no conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor.
Há continuidade entre o terra e o circuito de alimentação de 5 volts (F855)?
Sim
•Repare o circuito de alimentação de 5 volts (F855) em curto com o terra.
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
Não
•Vá para 8
8.VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ATERRAMENTO DO SENSOR (K900)
1. Meça a resistência do circuito de aterramento do sensor (K900) do conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor ao conector do chicote C2 do PCM.
A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?
Sim
•Vá para 9
Não
•Repare a alta resistência no circuito de aterramento do sensor (K900).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
9.VERIFIQUE AS CONEXÕES RELACIONADAS DO PCM E DOS COMPONENTES
1. Execute quaisquer Boletins de Serviço que se apliquem.
2. Desconecte todos os conectores do chicote do PCM.
3. Desconecte todas as conexões de chicote em linha relacionadas (se equipadas).
4. Desconecte os conectores do chicote dos componentes relacionados.
5. Inspecione os conectores do chicote, os conectores dos componentes e todos os terminais macho e fêmea para as seguintes condições:
•Instalação adequada do conector.
•Travas do conector danificadas.
•Corrosão.
•Outros sinais de intrusão de água.
•Danos na vedação contra intempéries (se equipado).
•Terminais dobrados.
•Superaquecimento devido a uma conexão ruim (o terminal pode estar descolorido devido ao consumo excessivo de corrente).
•Terminais que foram empurrados de volta para a cavidade do conector.
•Verifique se há terminais espalhados e verifique a tensão adequada do terminal.
Repare quaisquer condições encontradas.
6. Reconecte todos os conectores do chicote do PCM. Certifique-se de que todos os conectores do chicote estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.
7. Reconecte todos os conectores do chicote em linha (se equipados). Certifique-se de que todos os conectores estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.
8. Reconecte todos os conectores do chicote dos componentes relacionados. Certifique-se de que todos os conectores estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.
9. Com a ferramenta de digitalização, apague os DTCs.
10. Faça um teste de estrada ou opere o veículo de acordo com as condições monitoradas e definidas.
11. Com a ferramenta de digitalização, leia os DTCs.
O DTC retornou?
Sim
•Substitua o Módulo de Controle do Trem de Força de acordo com as informações de serviço. (Consulte 08 - Elétrico/8E - Módulos de Controle Eletrônico/MÓDULO, Controle do Trem de Força - Remoção).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
Não
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
•Teste concluído.