Dodge Dart Forum banner

Problemas de pressão do óleo 2.0 de 2013 - 118.200 milhas

1.5K views 16 replies 2 participants last post by  Raine_343  
#1 ·
Esses problemas começaram com uma luz de pressão de óleo baixa muito errática e intermitente. Piscava e apagava aleatoriamente. Um dia estaria bom, no dia seguinte entraria em pânico com avisos de pressão de óleo. As luzes pararam depois de um tempo, um novo sensor de pressão de óleo foi instalado. Estava bom por exatamente 200 milhas, sem problemas e funcionou perfeitamente. Uma noite, enquanto dirigia, a luz de verificação do motor acendeu com o aviso de baixa pressão de óleo. Deu os códigos p0521 e p1524. Atualmente, estou tentando diagnosticar exatamente qual é o problema, não consigo encontrar ninguém que tenha os mesmos códigos/problemas que os meus. Qualquer informação é apreciada. Farei um teste manual de pressão de óleo com um medidor analógico em 15/02/25 e atualizarei as leituras.
 
#2 ·
Você está usando um sensor de reposição não original fabricado na China? Os motores Mopar só gostam de sensores Mopar OEM.
Quando algo é intermitente, isso sugere fortemente um problema no chicote. A tampa do motor 2.0 pode pressionar o chicote elétrico que fica em cima da tampa da válvula, a ponto de causar uma fricção na isolação dos fios. Verifique cuidadosamente esse chicote antes de qualquer outra coisa.
Se você usar um sensor de pressão analógico, as roscas na cabeça do cilindro são British Standard Pipe (BSP). Não instale um adaptador roscado NPT, isso pode rachar a cabeça do cilindro 2.0.


28 - Diagnóstico baseado em DTC / MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM), 2.0L / Diagnóstico e Teste

P0521-DESEMPENHO DO SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR


Quando Monitorado e Condições Definidas

Quando Monitorado: Este diagnóstico é executado quando as seguintes condições são atendidas:

•Com o motor funcionando.
•Rotação do motor acima de 1150 rpm.

Condições Definidas:

•A pressão do óleo do motor está abaixo da especificação calibrada por mais de 29,8 segundos com a rotação do motor em ou acima de 1150 rpm.

Ações Padrão:

•A luz MIL acenderá.

Possíveis Causas

ÓLEO DO MOTOR/MECÂNICA DO MOTOR
CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS ABERTO OU EM CURTO COM O TERRA
ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE SINAL DO SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO
ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE RETORNO DO SENSOR
SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR
MÓDULO DE CONTROLE DO TREM DE FORÇA (PCM)

Sempre execute o PROCEDIMENTO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRÉ-DIAGNÓSTICO antes de prosseguir. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

1.VERIFIQUE SE HÁ UM DTC ATIVO

OBSERVAÇÃO: Certifique-se de que o óleo do motor esteja no nível adequado. Além disso, revise o histórico de troca de óleo dos clientes para garantir que o óleo esteja sendo trocado nos intervalos corretos e que a viscosidade correta do óleo esteja sendo usada.

1. Faça um teste de estrada ou opere o veículo de acordo com as condições monitoradas e definidas.

AVISO:
Quando o motor estiver funcionando, não fique na linha direta com a ventoinha. Não coloque as mãos perto das polias, correias ou ventoinha. Não use roupas largas.
A falha em seguir estas instruções pode resultar em ferimentos graves ou fatais.

2. Com a ferramenta de digitalização, leia os DTCs e registre na ordem de reparo.

O DTC está ativo ou pendente?

Sim

•Vá para 2

Não

•Execute o procedimento de diagnóstico de CONDIÇÃO INTERMITENTE. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).


2.ÓLEO DO MOTOR/MECÂNICA DO MOTOR

OBSERVAÇÃO: Os seguintes itens devem ser considerados antes de determinar a causa deste DTC. A falha em fazê-lo pode levar a um diagnóstico incorreto.
•TOLERÂNCIAS MECÂNICAS DO MOTOR FORA DA ESPECIFICAÇÃO
•PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR FORA DA ESPECIFICAÇÃO
•BAIXO ÓLEO DO MOTOR
•ÓLEO DETERIORADO OU SUJO
•ÓLEO DO MOTOR CONTAMINADO (por exemplo, líquido de arrefecimento e/ou combustível)

1. Se alguma das condições acima for encontrada, repare conforme necessário.

Alguma das condições acima estava presente?

Sim

•Repare conforme necessário.
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

Não

•Vá para 3


3.SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR

1. Desligue a ignição.

2. Desconecte o conector do chicote do Sensor EOP.

3. Ligue a ignição.

4. Com a ferramenta de digitalização, monitore a tensão do Sensor EOP.

5. Conecte um jumper entre o circuito de aterramento do sensor (K900) e o circuito de sinal de pressão do óleo (G6).

OBSERVAÇÃO: A tensão da pressão do óleo do motor deve mudar de aproximadamente 4,9 volts para menos de 0,1 volt.

A leitura da tensão está dentro da especificação listada quando o jumper é instalado?

Sim

•Verifique se há bom contato pino a terminal nos conectores do Sensor e do Módulo de Controle do Trem de Força. Remova o sensor de pressão do óleo do motor e certifique-se de que a passagem/porta de óleo esteja livre de qualquer bloqueio. Se nenhum problema for encontrado, substitua o Sensor de Pressão do Óleo do Motor. (Consulte 09 - Motor/Lubrificação/SENSOR, Pressão do Óleo - Remoção).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

Não

•Vá para 4

OBSERVAÇÃO: Remova o jumper antes de continuar.


4.VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE SINAL DE PRESSÃO DO ÓLEO (G6)

1. Desligue a ignição.

2. Desconecte o conector do chicote C2 do PCM.

CUIDADO:
Não sonde os conectores do chicote do PCM. Sondar os conectores do chicote do PCM danificará os terminais do PCM, resultando em uma conexão terminal a pino ruim.
Instale o Adaptador de Diagnóstico GPEC para realizar o diagnóstico.

3. Conecte o Adaptador, GPEC Diagnostic 10436.

4. Meça a resistência do circuito de sinal de pressão do óleo (G6) do conector do chicote do Sensor EOP ao Adaptador GPEC.

A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?

Sim

•Vá para 5

Não

•Repare a alta resistência no circuito de sinal de pressão do óleo (G6).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).


5.VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS (F855)

1. Meça a resistência do circuito de alimentação de 5 volts (F855) do conector do chicote do Sensor EOP ao Adaptador GPEC.

A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?

Sim

•Vá para 6

Não

•Repare a alta resistência no circuito de alimentação de 5 volts (F855).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).


6.VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ATERRAMENTO DO SENSOR (K900)

1. Meça a resistência do circuito de aterramento do sensor (K900) do conector do chicote do Sensor EOP ao Adaptador GPEC.

A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?

Sim

•Vá para 7

Não

•Repare a alta resistência no circuito de aterramento do sensor (K900).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).


7.VERIFIQUE AS CONEXÕES RELACIONADAS DO PCM E DOS COMPONENTES

1. Execute quaisquer Boletins de Serviço que se apliquem.

2. Desconecte todos os conectores do chicote do PCM.

3. Desconecte todas as conexões de chicote em linha relacionadas (se equipadas).

4. Desconecte os conectores do chicote dos componentes relacionados.

5. Inspecione os conectores do chicote, os conectores dos componentes e todos os terminais macho e fêmea para as seguintes condições:
•Instalação adequada do conector.
•Travas do conector danificadas.
•Corrosão.
•Outros sinais de intrusão de água.
•Danos na vedação contra intempéries (se equipado).
•Terminais dobrados.
•Superaquecimento devido a uma conexão ruim (o terminal pode estar descolorido devido ao consumo excessivo de corrente).
•Terminais que foram empurrados de volta para a cavidade do conector.
•Verifique se há terminais espalhados e verifique a tensão adequada do terminal.

Repare quaisquer condições encontradas.

6. Reconecte todos os conectores do chicote do PCM. Certifique-se de que todos os conectores do chicote estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.

7. Reconecte todos os conectores do chicote em linha (se equipados). Certifique-se de que todos os conectores estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.

8. Reconecte todos os conectores do chicote dos componentes relacionados. Certifique-se de que todos os conectores estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.

9. Com a ferramenta de digitalização, apague os DTCs.

10. Faça um teste de estrada ou opere o veículo de acordo com as condições monitoradas e definidas.

11. Com a ferramenta de digitalização, leia os DTCs.

O DTC retornou?

Sim

•Substitua o Módulo de Controle do Trem de Força de acordo com as informações de serviço. (Consulte 08 - Elétrico/8E - Módulos de Controle Eletrônico/MÓDULO, Controle do Trem de Força - Remoção).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

Não

•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
•Teste concluído.


28 - Diagnóstico baseado em DTC / MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM), 2.0L / Diagnóstico e Teste

P1524-PRESSÃO DO ÓLEO FORA DA FAIXA - AVANÇO/RETARDO DA ÁRVORE DE CAMES DESATIVADO


Quando Monitorado e Condições Definidas

Quando Monitorado: Este diagnóstico é executado continuamente quando as seguintes condições são atendidas:

•Com o motor funcionando.
•Tensão da bateria acima de 10,49 volts.
•Rotação do motor maior ou igual a 1100 rpm.
•A temperatura do óleo do motor está entre aproximadamente -12°C (10,4°F) e 188°C (370,4°F).
•Os DTCs do circuito do Sensor de Temperatura do Óleo do Motor ou do Sensor de Pressão do Óleo do Motor não estão ativos.
•Os DTCs de desalinhamento da manivela/cames e resposta lenta do solenóide VVT não estão ativos.

Condições Definidas:

•A pressão do óleo do motor nunca atinge a especificação calibrada para permitir a ativação do VVT.

Ações Padrão:

•A luz MIL acenderá.
•O sincronismo variável das válvulas está desativado.

Possíveis Causas

ÓLEO DO MOTOR/MECÂNICA DO MOTOR
CIRCUITO DE SINAL DO SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR EM CURTO COM A TENSÃO
ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE SINAL DO SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR
CIRCUITO DE SINAL DO SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR EM CURTO COM O TERRA
ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS
CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS EM CURTO COM O TERRA
ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ATERRAMENTO DO SENSOR
SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR
MÓDULO DE CONTROLE DO TREM DE FORÇA (PCM)

Sempre execute o procedimento de solução de problemas pré-diagnóstico antes de prosseguir. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

1.VERIFIQUE SE HÁ UM DTC ATIVO

OBSERVAÇÃO: Certifique-se de que o óleo do motor esteja no nível adequado. Além disso, verifique o histórico de troca de óleo dos clientes para verificar se o óleo está sendo trocado nos intervalos corretos e se a viscosidade correta do óleo está sendo usada.

OBSERVAÇÃO: Diagnostique e repare quaisquer DTCs de tensão do sistema ou referência de 5 volts antes de continuar com este teste.

1. Dê partida no motor e deixe-o atingir a temperatura normal de operação.

AVISO:
Quando o motor estiver funcionando, não fique na linha direta com a ventoinha. Não coloque as mãos perto das polias, correias ou ventoinha. Não use roupas largas. A falha em seguir estas instruções pode resultar em ferimentos graves ou fatais.

O DTC está ativo ou pendente?

Sim

•Vá para 2

Não

•Execute o procedimento de diagnóstico de CONDIÇÃO INTERMITENTE. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).


2.ÓLEO DO MOTOR/MECÂNICA DO MOTOR

OBSERVAÇÃO: Os seguintes itens devem ser considerados antes de determinar a causa deste DTC. A falha em fazê-lo pode levar a um diagnóstico incorreto. Para que o VCT seja ativado, a pressão do óleo deve ser de aproximadamente 42 psi. Para que o VCT permaneça ativado, a pressão do óleo do motor não pode cair abaixo de 31 psi. Ao verificar a pressão do óleo do motor, use um medidor mecânico.
•TOLERÂNCIAS MECÂNICAS DO MOTOR FORA DA ESPECIFICAÇÃO
•PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR FORA DA ESPECIFICAÇÃO
•BAIXO ÓLEO DO MOTOR
•ÓLEO SUJO OU DETERIORADO (Falta de trocas de óleo programadas)
•VISCOSIDADE CORRETA
•ÓLEO DO MOTOR CONTAMINADO (por exemplo, líquido de arrefecimento e/ou combustível)

1. Se alguma das condições acima for encontrada, repare conforme necessário.

Alguma das condições acima estava presente?

Sim

•Repare conforme necessário.
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

Não

•Vá para 3


3.SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR

1. Desligue a ignição.

2. Desconecte o conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor.

3. Ligue a ignição.

4. Com uma ferramenta de digitalização, monitore a tensão do Sensor de Pressão do Óleo do Motor.

5. Conecte um jumper entre o circuito de aterramento do sensor (K900) e o circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6).

OBSERVAÇÃO: A tensão da pressão do óleo do motor deve mudar de aproximadamente 5,0 volts para menos de 0,1 volt.

A leitura da tensão está dentro da especificação listada quando o jumper é instalado?

Sim

•Verifique se há bom contato pino a terminal nos conectores do Sensor de Pressão do Óleo do Motor e do Módulo de Controle do Trem de Força. Se OK, substitua o Sensor de Pressão do Óleo do Motor.
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

Não

•Vá para 4

OBSERVAÇÃO: Remova o fio jumper antes de continuar.


4.VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE SINAL DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR (G6)

1. Desligue a ignição.

2. Desconecte o conector do chicote C2 do PCM.

3. Meça a resistência do circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6) do conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor ao conector do chicote C2 do PCM.

A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?

Sim

•Vá para 5

Não

•Repare a alta resistência no circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).


5.VERIFIQUE O CIRCUITO DE SINAL DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR (G6) EM CURTO COM O TERRA

1. Verifique a continuidade entre o terra e o circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6) no conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor.

Há continuidade entre o terra e o circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6)?

Sim


•Repare o circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6) em curto com o terra.
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

Não

•Vá para 6


6.VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS (F855)

1. Meça a resistência do circuito de alimentação de 5 volts (F855) do conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor ao conector do chicote C2 do PCM.

A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?

Sim

•Vá para 7

Não

•Repare a alta resistência no circuito de alimentação de 5 volts (F855).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).


7.VERIFIQUE A ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS (F855) EM CURTO COM O TERRA

1. Verifique a continuidade entre o terra e o circuito de alimentação de 5 volts (F855) no conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor.

Há continuidade entre o terra e o circuito de alimentação de 5 volts (F855)?

Sim

•Repare o circuito de alimentação de 5 volts (F855) em curto com o terra.
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

Não

•Vá para 8


8.VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ATERRAMENTO DO SENSOR (K900)

1. Meça a resistência do circuito de aterramento do sensor (K900) do conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor ao conector do chicote C2 do PCM.

A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?

Sim

•Vá para 9

Não

•Repare a alta resistência no circuito de aterramento do sensor (K900).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).


9.VERIFIQUE AS CONEXÕES RELACIONADAS DO PCM E DOS COMPONENTES

1. Execute quaisquer Boletins de Serviço que se apliquem.

2. Desconecte todos os conectores do chicote do PCM.

3. Desconecte todas as conexões de chicote em linha relacionadas (se equipadas).

4. Desconecte os conectores do chicote dos componentes relacionados.

5. Inspecione os conectores do chicote, os conectores dos componentes e todos os terminais macho e fêmea para as seguintes condições:
•Instalação adequada do conector.
•Travas do conector danificadas.
•Corrosão.
•Outros sinais de intrusão de água.
•Danos na vedação contra intempéries (se equipado).
•Terminais dobrados.
•Superaquecimento devido a uma conexão ruim (o terminal pode estar descolorido devido ao consumo excessivo de corrente).
•Terminais que foram empurrados de volta para a cavidade do conector.
•Verifique se há terminais espalhados e verifique a tensão adequada do terminal.

Repare quaisquer condições encontradas.

6. Reconecte todos os conectores do chicote do PCM. Certifique-se de que todos os conectores do chicote estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.

7. Reconecte todos os conectores do chicote em linha (se equipados). Certifique-se de que todos os conectores estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.

8. Reconecte todos os conectores do chicote dos componentes relacionados. Certifique-se de que todos os conectores estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.

9. Com a ferramenta de digitalização, apague os DTCs.

10. Faça um teste de estrada ou opere o veículo de acordo com as condições monitoradas e definidas.

11. Com a ferramenta de digitalização, leia os DTCs.

O DTC retornou?

Sim

•Substitua o Módulo de Controle do Trem de Força de acordo com as informações de serviço. (Consulte 08 - Elétrico/8E - Módulos de Controle Eletrônico/MÓDULO, Controle do Trem de Força - Remoção).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

Não

•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
•Teste concluído.
 
#3 ·
Você está usando um sensor de reposição falsificado feito em uma loja de peças da China? Os motores Mopar só gostam de sensores Mopar oem.
Quando algo é intermitente, isso sugere fortemente um problema no chicote. A tampa do motor 2.0 pode pressionar o chicote elétrico que fica em cima da tampa da válvula a ponto de causar uma fricção na isolação dos fios. Verifique cuidadosamente esse chicote antes de qualquer outra coisa.
Se você usar um sensor de pressão analógico, as roscas na cabeça do cilindro são British Standard Pipe (BSP). Não instale um adaptador roscado NPT, isso pode rachar a cabeça do cilindro 2.0.


28 - Diagnóstico baseado em DTC / MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM), 2.0L / Diagnóstico e Teste

P0521-DESEMPENHO DO SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR


Quando Monitorado e Condições Definidas

Quando Monitorado: Este diagnóstico é executado quando as seguintes condições são atendidas:

•Com o motor funcionando.
•Velocidade do motor acima de 1150 rpm.

Condições Definidas:

•A pressão do óleo do motor está abaixo da especificação calibrada por mais de 29,8 segundos com a velocidade do motor em ou acima de 1150 rpm.

Ações Padrão:

•A luz MIL acenderá.

Causas Possíveis

ÓLEO DO MOTOR/MECÂNICA DO MOTOR
CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS ABERTO OU EM CURTO COM O TERRA
ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE SINAL DO SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO
ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE RETORNO DO SENSOR
SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR
MÓDULO DE CONTROLE DO TREM DE FORÇA (PCM)

Sempre execute o PROCEDIMENTO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRÉ-DIAGNÓSTICO antes de prosseguir. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

1. VERIFIQUE SE HÁ UM DTC ATIVO

OBSERVAÇÃO: Certifique-se de que o óleo do motor esteja no nível adequado. Além disso, revise o histórico de troca de óleo dos clientes para garantir que o óleo esteja sendo trocado nos intervalos corretos e que a viscosidade adequada do óleo esteja sendo usada.

1. Faça um teste de estrada ou opere o veículo de acordo com as condições monitoradas e definidas.

AVISO:
Quando o motor estiver funcionando, não fique na linha direta com a ventoinha. Não coloque as mãos perto das polias, correias ou ventoinha. Não use roupas largas.
A falha em seguir estas instruções pode resultar em ferimentos graves ou fatais.

2. Com a ferramenta de digitalização, leia os DTCs e registre na ordem de reparo.

O DTC está ativo ou pendente?

Sim

•Vá para 2

Não

•Execute o procedimento de diagnóstico de CONDIÇÃO INTERMITENTE. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).


2. ÓLEO DO MOTOR/MECÂNICA DO MOTOR

OBSERVAÇÃO: Os seguintes itens devem ser considerados antes de determinar a causa deste DTC. A falha em fazê-lo pode levar a um diagnóstico incorreto.
•TOLERÂNCIAS MECÂNICAS DO MOTOR FORA DA ESPECIFICAÇÃO
•PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR FORA DA ESPECIFICAÇÃO
•BAIXO ÓLEO DO MOTOR
•ÓLEO DETERIORADO OU SUJO
•ÓLEO DO MOTOR CONTAMINADO (por exemplo, líquido de arrefecimento e/ou combustível)

1. Se alguma das condições acima for encontrada, repare conforme necessário.

Alguma das condições acima estava presente?

Sim

•Repare conforme necessário.
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

Não

•Vá para 3


3. SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR

1. Desligue a ignição.

2. Desconecte o conector do chicote do Sensor EOP.

3. Ligue a ignição.

4. Com a ferramenta de digitalização, monitore a tensão do Sensor EOP.

5. Conecte um jumper entre o circuito de aterramento do sensor (K900) e o circuito de sinal de pressão do óleo (G6).

OBSERVAÇÃO: A tensão da pressão do óleo do motor deve mudar de aproximadamente 4,9 volts para menos de 0,1 volt.

A leitura da tensão está dentro da especificação listada quando o jumper é instalado?

Sim

•Verifique se há bom contato pino a terminal nos conectores do Sensor e do Módulo de Controle do Trem de Força. Remova o sensor de pressão do óleo do motor e certifique-se de que a passagem/porta de óleo esteja livre de qualquer bloqueio. Se nenhum problema for encontrado, substitua o Sensor de Pressão do Óleo do Motor. (Consulte 09 - Motor/Lubrificação/SENSOR, Pressão do Óleo - Remoção).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

Não

•Vá para 4

OBSERVAÇÃO: Remova o jumper antes de continuar.


4. VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE SINAL DE PRESSÃO DO ÓLEO (G6)

1. Desligue a ignição.

2. Desconecte o conector do chicote C2 do PCM.

CUIDADO:
Não sonde os conectores do chicote do PCM. Sondar os conectores do chicote do PCM danificará os terminais do PCM, resultando em uma conexão terminal a pino ruim.
Instale o Adaptador de Diagnóstico GPEC para realizar o diagnóstico.

3. Conecte o Adaptador, GPEC Diagnostic 10436.

4. Meça a resistência do circuito de sinal de pressão do óleo (G6) do conector do chicote do Sensor EOP ao Adaptador GPEC.

A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?

Sim

•Vá para 5

Não

•Repare a alta resistência no circuito de sinal de pressão do óleo (G6).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).


5. VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS (F855)

1. Meça a resistência do circuito de alimentação de 5 volts (F855) do conector do chicote do Sensor EOP ao Adaptador GPEC.

A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?

Sim

•Vá para 6

Não

•Repare a alta resistência no circuito de alimentação de 5 volts (F855).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).


6. VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ATERRAMENTO DO SENSOR (K900)

1. Meça a resistência do circuito de aterramento do sensor (K900) do conector do chicote do Sensor EOP ao Adaptador GPEC.

A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?

Sim

•Vá para 7

Não

•Repare a alta resistência no circuito de aterramento do sensor (K900).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).


7. VERIFIQUE AS CONEXÕES RELACIONADAS DO PCM E DOS COMPONENTES

1. Execute quaisquer Boletins de Serviço que se apliquem.

2. Desconecte todos os conectores do chicote do PCM.

3. Desconecte todas as conexões de chicote em linha relacionadas (se equipadas).

4. Desconecte os conectores do chicote dos componentes relacionados.

5. Inspecione os conectores do chicote, os conectores dos componentes e todos os terminais macho e fêmea para as seguintes condições:
•Instalação adequada do conector.
•Travas do conector danificadas.
•Corrosão.
•Outros sinais de intrusão de água.
•Danos na vedação contra intempéries (se equipada).
•Terminais dobrados.
•Superaquecimento devido a uma conexão ruim (o terminal pode estar descolorido devido ao consumo excessivo de corrente).
•Terminais que foram empurrados de volta para a cavidade do conector.
•Verifique se há terminais espalhados e verifique a tensão adequada do terminal.

Repare quaisquer condições que forem encontradas.

6. Reconecte todos os conectores do chicote do PCM. Certifique-se de que todos os conectores do chicote estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.

7. Reconecte todos os conectores do chicote em linha (se equipados). Certifique-se de que todos os conectores estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.

8. Reconecte todos os conectores do chicote dos componentes relacionados. Certifique-se de que todos os conectores estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.

9. Com a ferramenta de digitalização, apague os DTCs.

10. Faça um teste de estrada ou opere o veículo de acordo com as condições monitoradas e definidas.

11. Com a ferramenta de digitalização, leia os DTCs.

O DTC retornou?

Sim

•Substitua o Módulo de Controle do Trem de Força de acordo com as informações de serviço. (Consulte 08 - Elétrico/8E - Módulos de Controle Eletrônico/MÓDULO, Controle do Trem de Força - Remoção).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

Não

•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
•Teste concluído.


28 - Diagnóstico baseado em DTC / MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM), 2.0L / Diagnóstico e Teste

P1524-PRESSÃO DO ÓLEO FORA DA FAIXA - AVANÇO/RETARDO DA ÁRVORE DE CAMES DESATIVADO


Quando Monitorado e Condições Definidas

Quando Monitorado: Este diagnóstico é executado continuamente quando as seguintes condições são atendidas:

•Com o motor funcionando.
•Tensão da bateria acima de 10,49 volts.
•Velocidade do motor maior ou igual a 1100 rpm.
•A temperatura do óleo do motor está entre aproximadamente -12°C (10,4°F) e 188°C (370,4°F).
•Os DTCs do circuito do Sensor de Temperatura do Óleo do Motor ou do Sensor de Pressão do Óleo do Motor não estão ativos.
•Os DTCs de Desalinhamento da Manivela/Came e Resposta Lenta do Solenoide VVT não estão ativos.

Condições Definidas:

•A pressão do óleo do motor nunca atinge a especificação calibrada para permitir a ativação do VVT.

Ações Padrão:

•A luz MIL acenderá.
•O Tempo de Válvula Variável está desativado.

Causas Possíveis

ÓLEO DO MOTOR/MECÂNICA DO MOTOR
CIRCUITO DE SINAL DO SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR EM CURTO PARA TENSÃO
ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE SINAL DO SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR
CIRCUITO DE SINAL DO SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR EM CURTO PARA O TERRA
ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS
CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS EM CURTO PARA O TERRA
ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ATERRAMENTO DO SENSOR
SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR
MÓDULO DE CONTROLE DO TREM DE FORÇA (PCM)

Sempre execute o procedimento de solução de problemas pré-diagnóstico antes de prosseguir. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

1. VERIFIQUE SE HÁ UM DTC ATIVO

OBSERVAÇÃO: Certifique-se de que o óleo do motor esteja no nível adequado. Além disso, verifique o histórico de troca de óleo dos clientes para verificar se o óleo está sendo trocado nos intervalos corretos e se a viscosidade adequada do óleo está sendo usada.

OBSERVAÇÃO: Diagnostique e repare quaisquer DTCs de tensão do sistema ou referência de 5 volts antes de continuar com este teste.

1. Ligue o motor e deixe-o atingir a temperatura normal de operação.

AVISO:
Quando o motor estiver funcionando, não fique na linha direta com a ventoinha. Não coloque as mãos perto das polias, correias ou ventoinha. Não use roupas largas. A falha em seguir estas instruções pode resultar em ferimentos graves ou fatais.

O DTC está ativo ou pendente?

Sim

•Vá para 2

Não

•Execute o procedimento de diagnóstico de CONDIÇÃO INTERMITENTE. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).


2. ÓLEO DO MOTOR/MECÂNICA DO MOTOR

OBSERVAÇÃO: Os seguintes itens devem ser considerados antes de determinar a causa deste DTC. A falha em fazê-lo pode levar a um diagnóstico incorreto. Para que o VCT seja ativado, a pressão do óleo deve ser de aproximadamente 42 psi. Para que o VCT permaneça ativado, a pressão do óleo do motor não pode cair abaixo de 31 psi. Ao verificar a pressão do óleo do motor, use um medidor mecânico.
•TOLERÂNCIAS MECÂNICAS DO MOTOR FORA DA ESPECIFICAÇÃO
•PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR FORA DA ESPECIFICAÇÃO
•BAIXO ÓLEO DO MOTOR
•ÓLEO SUJO OU DETERIORADO (Falta de trocas de óleo programadas)
•VISCOSIDADE CORRETA
•ÓLEO DO MOTOR CONTAMINADO (por exemplo, líquido de arrefecimento e/ou combustível)

1. Se alguma das condições acima for encontrada, repare conforme necessário.

Alguma das condições acima estava presente?

Sim

•Repare conforme necessário.
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

Não

•Vá para 3


3. SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR

1. Desligue a ignição.

2. Desconecte o conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor.

3. Ligue a ignição.

4. Com uma ferramenta de digitalização, monitore a tensão do Sensor de Pressão do Óleo do Motor.

5. Conecte um jumper entre o circuito de aterramento do sensor (K900) e o circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6).

OBSERVAÇÃO: A tensão da pressão do óleo do motor deve mudar de aproximadamente 5,0 volts para menos de 0,1 volt.

A leitura da tensão está dentro da especificação listada quando o jumper é instalado?

Sim

•Verifique se há bom contato pino a terminal nos conectores do Sensor de Pressão do Óleo do Motor e do Módulo de Controle do Trem de Força. Se OK, substitua o Sensor de Pressão do Óleo do Motor.
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

Não

•Vá para 4

OBSERVAÇÃO: Remova o fio jumper antes de continuar.


4. VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE SINAL DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR (G6)

1. Desligue a ignição.

2. Desconecte o conector do chicote C2 do PCM.

3. Meça a resistência do circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6) do conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor ao conector do chicote C2 do PCM.

A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?

Sim

•Vá para 5

Não

•Repare a alta resistência no circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).


5. VERIFIQUE O CIRCUITO DE SINAL DE PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR (G6) EM CURTO PARA O TERRA

1. Verifique a continuidade entre o terra e o circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6) no conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor.

Há continuidade entre o terra e o circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6)?

Sim


•Repare o circuito de sinal de pressão do óleo do motor (G6) em curto para o terra.
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

Não

•Vá para 6


6. VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS (F855)

1. Meça a resistência do circuito de alimentação de 5 volts (F855) do conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor ao conector do chicote C2 do PCM.

A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?

Sim

•Vá para 7

Não

•Repare a alta resistência no circuito de alimentação de 5 volts (F855).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).


7. VERIFIQUE A ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS (F855) EM CURTO PARA O TERRA

1. Verifique a continuidade entre o terra e o circuito de alimentação de 5 volts (F855) no conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor.

Há continuidade entre o terra e o circuito de alimentação de 5 volts (F855)?

Sim

•Repare o circuito de alimentação de 5 volts (F855) em curto para o terra.
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

Não

•Vá para 8


8. VERIFIQUE SE HÁ ALTA RESISTÊNCIA NO CIRCUITO DE ATERRAMENTO DO SENSOR (K900)

1. Meça a resistência do circuito de aterramento do sensor (K900) do conector do chicote do Sensor de Pressão do Óleo do Motor ao conector do chicote C2 do PCM.

A resistência está abaixo de 3,0 Ohms?

Sim

•Vá para 9

Não

•Repare a alta resistência no circuito de aterramento do sensor (K900).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).


9. VERIFIQUE AS CONEXÕES RELACIONADAS DO PCM E DOS COMPONENTES

1. Execute quaisquer Boletins de Serviço que se apliquem.

2. Desconecte todos os conectores do chicote do PCM.

3. Desconecte todas as conexões de chicote em linha relacionadas (se equipadas).

4. Desconecte os conectores do chicote dos componentes relacionados.

5. Inspecione os conectores do chicote, os conectores dos componentes e todos os terminais macho e fêmea para as seguintes condições:
•Instalação adequada do conector.
•Travas do conector danificadas.
•Corrosão.
•Outros sinais de intrusão de água.
•Danos na vedação contra intempéries (se equipada).
•Terminais dobrados.
•Superaquecimento devido a uma conexão ruim (o terminal pode estar descolorido devido ao consumo excessivo de corrente).
•Terminais que foram empurrados de volta para a cavidade do conector.
•Verifique se há terminais espalhados e verifique a tensão adequada do terminal.

Repare quaisquer condições que forem encontradas.

6. Reconecte todos os conectores do chicote do PCM. Certifique-se de que todos os conectores do chicote estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.

7. Reconecte todos os conectores do chicote em linha (se equipados). Certifique-se de que todos os conectores estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.

8. Reconecte todos os conectores do chicote dos componentes relacionados. Certifique-se de que todos os conectores estejam totalmente encaixados e que as travas do conector estejam totalmente engatadas.

9. Com a ferramenta de digitalização, apague os DTCs.

10. Faça um teste de estrada ou opere o veículo de acordo com as condições monitoradas e definidas.

11. Com a ferramenta de digitalização, leia os DTCs.

O DTC retornou?

Sim

•Substitua o Módulo de Controle do Trem de Força de acordo com as informações de serviço. (Consulte 08 - Elétrico/8E - Módulos de Controle Eletrônico/MÓDULO, Controle do Trem de Força - Remoção).
•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).

Não

•Execute o TESTE DE VERIFICAÇÃO DO TREM DE FORÇA. (Consulte 28 - Diagnóstico baseado em DTC/MÓDULO, Controle do Trem de Força (PCM) - Procedimento Padrão).
•Teste concluído.
A inspeção do chicote onde a tampa esfrega não mostra danos óbvios, um ponto perto do cilindro 1 foi esfregado na proteção, a inspeção da fiação não mostrou nenhum dano. Não foi possível verificar corretamente a fiação do sensor de pressão do óleo entrando no chicote devido à sua localização, mas estava torcida com bastante força. O sensor OEM foi instalado.
 
#4 ·
Use um multímetro para verificar o fio de sinal do conector de pressão do óleo em busca de um curto-circuito com a terra ou uma fonte de 5V. Se você encontrar um, precisará desenrolar o chicote para encontrá-lo. A fiação do conector de pressão do óleo está no chicote em cima da tampa da válvula.
 
#5 ·
Use um multímetro para verificar no fio de sinal do conector de pressão de óleo se há um curto-circuito para o terra ou uma fonte de 5V. Se você encontrar um, precisará desenrolar o chicote para encontrá-lo. A fiação do conector de pressão de óleo está no chicote em cima da tampa da válvula.


View attachment 133910

View attachment 133911
Obrigado, postarei atualizações
 
#11 ·
Nunca deve ficar abaixo de 4 psi. Embora seja possível substituir a bomba de óleo/eixo de equilíbrio sem remover o motor, a substituição dos rolamentos principais exige a remoção do motor.
 
#12 ·
Nunca deve ficar abaixo de 4 psi. Embora seja possível substituir a bomba de óleo/eixo de equilíbrio sem remover o motor, a substituição dos rolamentos principais requer a remoção do motor.
Você acha que é mais provável que o bsm tenha falhado do que os rolamentos? O carro foi bem conservado e nunca superaqueceu.
 
#13 ·
Você fez suas próprias trocas de óleo ou levou em algum lugar? Você já notou flocos de metal brilhantes no óleo drenado?
O módulo da bomba de óleo/eixo balanceador não é difícil.
 
#14 ·
Você fez suas próprias trocas de óleo ou levou em algum lugar? Você já notou flocos de metal brilhantes no óleo drenado?
O módulo da bomba de óleo/eixo balanceador não é difícil.
Sempre fiz minhas próprias trocas de óleo, inspecionei o óleo e o filtro, cortei o filtro toda vez para ver o que havia nele. Nunca vi flocos ou algo alarmante além do óleo sujo normal